Conheças as principais atividades artísticas da Banda Euterpe

A Banda Euterpe Cachoeirense (BEC) tem como principais atividades artísticas os ensaios, apresentações e o ensino da música. Além disso, a promoção de cultura para a comunidade de Cachoeira do Campo e adjacências dentro de suas limitações.

Os ensaios são realizados nas noites de sexta-feira (grupo de estudo) e manhãs de domingo (ensaio geral). Esporadicamente, é realizado nas noites de sábado. Nestes ensaios são trabalhadas as músicas do vasto repertório da corporação. Tem uma frequência variada de músicos e alguns aprendizes mais interessados ou em estágio avançado de conhecimento musical.

Frequentemente a Banda Euterpe Cachoeirense é convidada para participar de festividades religiosas da igreja católica nos diversos distritos e subdistritos de Ouro Preto. Acompanha procissões ou apresenta retretas geralmente nos adros das igrejas matrizes e praças.

Encontro de bandas

São comuns também os convites para participação em encontros de bandas nas mais diversas localidades. No entanto, as dificuldades financeiras da corporação impedem o comprometimento com a maioria dos convites já que há a necessidade de custear o transporte, item de custo elevado para uma banda. Convites para participação em atividades cívicas ou culturais também são comuns. E ainda há convites para comemorações particulares, como aniversários, por exemplo. Vale ressaltar que a Banda Euterpe Cachoeirense recebeu em 2007 um convite internacional para participar de um encontro de bandas na cidade de Alhandra, Portugal, como atração internacional, representando o Brasil. O convite veio da banda da cidade, a Euterpe Alhandrense. No entanto, infelizmente, devido à falta de patrocínio, a corporação não pôde participar do evento.

O ensino da arte musical

A Banda Euterpe Cachoeirense sempre teve uma escola de música em atividade durante o ano. No entanto, sempre apresentou funcionamento bastante precário, dependendo apenas da boa vontade de músicos da própria corporação, usufruindo de uma infraestrutura aquém do necessário para conforto e aprendizado tanto dos mesmos quanto dos alunos. No entanto, a Diretoria não tem medido esforços para melhorar este cenário e as condições de ensino da corporação.

Por diversos anos, a Banda Euterpe Cachoeirense organizou em Cachoeira do Campo o evento denominado “Maio Cultural”, onde promovia a cultura no distrito durante os finais de semana do mês de maio, levando muita música de qualidade à Praça Felipe dos Santos e Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Também, por questões financeiras, a corporação não conseguiu dar continuidade ao evento.

cachoeira-do-campo-maio-cultural-atividades

Banda Sinfônica do CEFET-MG de Ouro Preto se apresenta no Maio Cultural de 2007 promovido pela BEC. (Foto: Arquivo BEC)

Soma-se a isso, a promoção de outros eventos culturais em Cachoeira do Campo, como acontece na época de comemoração do aniversário da BEC, em que tradicionalmente realiza-se a chamada Alvorada e de apresentações da própria BEC (e/ou outras Bandas convidadas) também na praça Felipe dos Santos. A alvorada é um desfile da banda por algumas das ruas do distrito de Cachoeira do Campo no início da manhã. Geralmente inicia-se por volta das 5 horas. Durante o percurso, a banda pára em algumas casas para tomar o café da manhã.

A Banda Euterpe Cachoeirense também tem atuação importante no carnaval de Cachoeira do Campo, por meio do seu “Bloco Emcima”. O nome “Emcima” é uma alusão ao outro nome pelo qual a Banda Euterpe é conhecida: “Banda de Cima”. Este bloco resgata o antigo carnaval de rua praticado no distrito por décadas.