A origem do apelido Tropa de Linha

No tempo dos batalhões de exército, as bandas militares ganhavam o apelido de “tropa de linha”, assim como os batalhões eram chamados na época. Como participaram da Guerra do Paraguai, de 1864 a 1870, várias pessoas da região de Ouro Preto, algumas delas retornaram com formação militar e musical, trazendo também seus instrumentos musicais. Estes elementos passaram a integrar a Banda Euterpe Cachoeirense, que à época tinha poucos anos de funcionamento e era uma grande atração, passando esta banda de música a rivalizar-se com as bandas militares recebendo, então, popularmente, o carinhoso nome de Tropa de Linha. Nos estatutos da banda de 1890 e 1911 constam várias expressões tipicamente militares, como quartel, sinal de recolher, companhia, etc. o que vem reforçar este nome.

banda_euterpe_cachoeirense_traje_militar

Banda Euterpe Cachoeirense se apresenta no adro da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo, Ouro Preto-MG, com uniforme típico militar. Sem registro de data. (Foto: Arquivo BEC)

Existe uma outra versão para o surgimento do termo Tropa de linha. Já no período da existência das duas bandas (Euterpe e União Social), ambas foram convidadas a tocar em Ouro Preto. A Sociedade Musical União Social, recentemente organizada, não dispunha de uniforme. Já a Banda Euterpe se encontrava sob um uniforme novo, de fina casemira. Diante da indumentária apresentada por cada banda, a população da antiga Vila Rica (Ouro Preto) apelidou os músicos da União Social de “barbeiros” e os da Banda Euterpe, de Tropa de linha.

A origem do apelido Banda de Cima

Hoje, o termo Tropa de linha caiu no esquecimento, embora às vezes seja lembrado por alguns idosos. Mas o apelido Banda de Cima ainda é uma marca da Banda Euterpe. No passado, o marco divisório de Cachoeira do Campo era a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Este templo ficava na parte alta da localidade. Ali, próximo, construiu-se a sede da Banda Euterpe Cachoeirense. Já os dissidentes construíram a sua sede na parte baixa da localidade. Daí a Banda Euterpe passou a ser chamada de Banda de Cima e a Sociedade Musical União Social, de Banda de Baixo.

Cachoeira do Campo se desenvolveu consideravelmente nos últimos anos. Passou a ter como partes mais altas os bairros Alto da Beleza e Vila Alegre. Estes se encontram topograficamente bem acima do centro. Ainda assim persiste a referência geográfica entre a Rua Sete de Setembro, onde se encontra a sede da Banda Euterpe Cachoeirense e a Rua Santo Antônio, onde está situada a sede da Sociedade Musical União Social.

Referências bibliográficas:

Arquivo histórico da Banda Euterpe Cachoeirense.

VITORINO, Mônica. A Banda de Cima. Série: Lá vem a banda. Ouro Preto, Instituto de Artes e Cultura/UFOP, 198?. 36p. il.