Banda Euterpe Cachoeirense/ dezembro 29, 2017/ Retrospectiva 2018/ 0 comments

Mais um ano está chegando ao fim…

Como o tempo passa rápido! Mal saímos de um révellion e já estamos próximos a outro!

Mal começou 2017 e já estamos dando boas-vindas a 2018!

Um ano de retrospectivas boas…

Este ano foi marcante para a Banda Euterpe Cachoeirense. Tanto positivamente quanto negativamente. Mas sempre é assim. Acontece nas melhores famílias…

Como sempre, a banda participou dos mais variados eventos. Sempre com presença marcante na Semana Santa tanto de Ouro Preto (Domingo de Ramos) quanto de Cachoeira do Campo (Procissão do Encontro e Sexta-feira da Paixão).

Participação da Banda Euterpe Cachoeirense na Ordenação Presbiteral do Diácono Ildeu Cruz em Canaã, Minas Gerais. 13 de maio de 2017. Foto: Luana Arcanjo

Em maio, além da tradicional “tocata” no encerramento do Mês de Maria, um evento especial: a participação na ordenação presbiteral do diácono Ildeu Cruz, na cidade de Canaã, em Minas Gerais. Foi uma bela festa contando com a participação de um grande número de pessoas e religiosos.

Depois veio o mês de junho onde a Banda Euterpe participou do excelente Festival Cultural do  Bandeirantes Grill, que já está virando tradição de evento cultural alternativo de alto gabarito em Cachoeira do Campo.

Em julho, foi a vez da participação na inauguração do Centro de Treinamento Espiritual Seicho-No-Ie, em Amarantina, distrito de Ouro Preto. Momento de muita festa com pessoas que emanam o bem.

Participação da Banda Euterpe Cachoeirense no Festival Cultural do Bandeirantes Grill, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais. 23 de junho de 2017. Foto de Otávio Honoratto.

Em setembro, ocorreram os tradicionais toques na Festa da Padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo e num dos eventos de maior apelo cultural de nossa região, as festejadas Cavalhadas de Amarantina. Além disso, a Banda Euterpe teve o privilégio de participar da festa dos 85 anos de vida da Sociedade Musical Bom Jesus do Matozinhos, no bairro Alto da Cruz, em Ouro Preto. Na ocasião, houve encontro de bandas da região.

Outubro foi um mês especial! Primeiro a tradicional “tocata” no distrito de Soares, em honra a Nossa Senhora Aparecida, comemorando os 300 anos de aparição da imagem no rio Paraíba do Sul. Posteriormente, a estreia da banda num novo evento que deverá estar mais presente em 2018: o Café na Praça, do bairro São José.

Participação da Banda Euterpe Cachoeirense no evento Café na Praça, bairro São José, Cachoeira do Campo, Minas Gerais. 8 de out. 2017. Foto: Alair Coimbra

Organizado pela Associação de Moradores local, foi um evento simples e prazeroso. Deverá voltar com tudo no próximo ano!

E não podemos deixar de mencionar que o mês de outubro, além da comemoração dos 161 anos da corporação com sua tradicional alvorada festiva, também foi marcado pela estreia da Banda Euterpe Cachoeirense oficialmente na internet. Foi o mês de lançamento simultâneo do perfil no Instagram e no Twiter, do canal no You Tube e do festejado site, um dos mais completos do Brasil a respeito de uma banda civil. Depois de um longo trabalho, conseguimos levar o nome da banda para além de nossas fronteiras, para o mundo digital.

Alvorada festiva da Banda Euterpe Cachoeirense – 161 anos – pelas ruas de Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais. 29 de out. 2017. Foto: Cláudio Lungarotti

Por fim, para coroar o ano, a iniciativa da banda de promover seu primeiro concerto de fim de ano da história. Foi um espetáculo acontecido em dezembro, no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, que contou com a participação de vários convidados profissionais da música. Dentre eles, Érico Fonseca, trompetista do Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e professor de música da UFOP, considerado um dos maiores trompetistas do Brasil. Além dele, nossos “prata da casa”, Tiago e Tatiane Freitas. E também não esqueçamos de mencionar os grandes percussionistas Diego Moreira (banda da PMMG) e Carlos Miguel (chefe de naipe de percussão da Banda Sinfônica de Ouro Preto). Contando com “casa cheia”, a banda proporcionou um espetáculo para amantes da música, sócios e familiares que compareceram em peso à igreja naquele dia.

Concerto da Banda Euterpe Cachoeirense no interior da Matriz de NS de Nazaré, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais. 9 de dezembro de 2017. Foto: Alair Coimbra

A Banda Euterpe Cachoeirense ainda proporcionou às bandas da região um Workshop de Música no domingo, dia 10, pela manhã, dando a oportunidade a vários músicos de aprenderem um pouco mais sobre esta tão nobre arte. O treinamento ficou por conta de Érico Fonseca e Tiago Freitas.

Mas nem tudo foi alegria…

Infelizmente, a vida também tem seus componentes ruins, que nos deixam entristecidos e nos marcarão para sempre.

2017 foi um ano de algumas perdas para a família Euterpe Cachoeirense. Algumas perdas de  parentes de músicos que sempre nos farão falta como foram a do meu pai, dos pais de Wellington Costa e Vanilton de Assis e da mãe do Wandeir Viana (Vavá)…que descansem em paz na Luz do Senhor.

Outra perda lastimável foi do nosso querido amigo e músico, senhor Geraldo Maximiano que, por praticamente 70 anos, se dedicou ao clarinete e à Banda Euterpe Cachoeirense. Nos fará muita falta. Mas a morte faz parte da vida. Não há como ser diferente. Que esteja num bom lugar, olhando por nós.

Perspectivas para 2018…

Mais um ano irá começar e esperamos que aconteça mais coisas boas que ruins. A única certeza é que ambas acontecerão! Estejamos preparados!

Para o ano que terá início na próxima semana, mais toques da banda virão. Os tradicionais, como sempre, e aqueles que surgirão de outras demandas.

Será ano de renovação na direção da Banda Euterpe Cachoeirense! Esperamos que haja novidades para a corporação e que as eleições ocorram bem!

Estaremos reativando nossa escola de música, coração da banda! Que tudo possa acontecer da melhor maneira possível.

Com o sucesso do concerto desse ano, mais concertos virão em 2018! Aguardem!

Enfim, a Banda Euterpe Cachoeirense agradece a todos que fizeram parte de sua história neste 2017 tanto assistindo quanto ajudando, aos nossos sócios, músicos, Diretoria, convidados e gostaria de desejar um Feliz 2018 para todos, com muita saúde, paz, realizações e muita música nos nossos corações!

Contamos com o apoio de todos para o próximo ano!

Feliz Ano-Novo! Viva a Banda Euterpe Cachoeirense!!!!

Share this Post

Comente sobre isso!